Sua fachada está segura?

Engenheiros devem avaliar estruturas de metal segundo exigências do CREA-PR com o objetivo de evitar riscos à segurança dos usuários, funcionários e proprietários.

Conforme entrevista ao portal aRede, o Engenheiro Civil Rafael Mansani, Inspetor-Chefe do escritório do Crea-PR em Ponta Grossa e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEPG), em 63% das fiscalizações relacionadas a estruturas metálicas, incluindo estruturas para cobertura, fachadas, eventos, como estandes, estruturas de palcos, arquibancadas e parques de diversões, foram constatadas irregularidades, sendo as mais recorrentes a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a ausência de registro da empresa responsável.

As empresas ou profissionais –Engenheiro Civil ou Mecânico – que prestam esse tipo de serviço devem estar registrados junto ao Crea-PR.

“Tendo um profissional habilitado para o serviço, é possível evitar o desperdício de materiais, problemas no projeto e execução da obra, e o pior, que seria a estrutura montada não suportar uma possível sobrecarga e desabar, ocasionando acidentes graves”, reforça. É importante que as pessoas estejam atentas em relação à presença do Engenheiro em todo o processo. “É fundamental, ao contratar uma empresa verificar e exigir a apresentação de um responsável técnico”, frisa.

“O gerente do Crea-PR em Ponta Grossa, o Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno, reforça que o serviço não deve ser contratado se a empresa não tiver registro. “A estrutura da obra poderá ser mal dimensionada e executada, ocasionando riscos à segurança, saúde e patrimônio do proprietário e usuários da instalação”, comenta. ”

Você pode consultar no site do CREA-PR, no link “consultas públicas” ou no link abaixo se a empresa possui registro no conselho e responsável técnico pelas suas atividades.

http://creaweb.crea-pr.org.br/consultas/menupub.asp

 

A Granda Nove Comunicação Visual possui profissional responsável e registro no Crea-PR, nossa preocupação é sua segurança!

 

O que é uma ART  –  Anotação de Responsabilidade Técnica

A ART é um instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais, nos diversos empreendimentos sociais.

De acordo com o Artigo 3º da Resolução nº 1025/2009 do Confea, “Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços referentes à Engenharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeito a “Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, no Conselho Regional em cuja jurisdição for exercida a respectiva atividade”.

Instituída também pela Lei Federal nº 6496/1977, a ART caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais e usuários de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos.

Fonte: https://www.crea-pr.org.br/ws/art-anotacao-de-responsabilidade-tecnica

 

Sobre a fiscalização do Crea-PR

O Crea-PR possui a finalidade de zelar pela integridade e pela disciplina das diversas profissões nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, disciplinando e fiscalizando o exercício das profissões regulamentadas, zelando pela ética no exercício destas.

Cabe ao Crea-PR, além de defender a sociedade, impedir que ocorra o exercício ilegal da profissão, tanto por aquele que possua habilitação, mas não segue a conduta estabelecida, tanto para o leigo que exerce qualquer atividade cujo exercício dependa de habilitação.

 

Objetivos da fiscalização

O objetivo do Crea-PR, ao fiscalizar as obras e os serviços técnicos vinculados às diversas profissões que representa, é salvaguardar a sociedade de possíveis danos que possam vir a ocorrer na execução do objeto fiscalizado.

A legislação determina que somente os profissionais habilitados possam executar obras e serviços de Engenharia e Agronomia, pois estão aptos a oferecer à sociedade um acompanhamento idôneo e tecnicamente eficaz, e cabe aos Creas fiscalizar seu correto cumprimento.

Essa legislação prevê que a pessoa física ou jurídica sem habilitação legal que realizar atos ou prestar serviços públicos ou privados, reservados aos profissionais da Engenharia e da Agronomia, está automaticamente enquadrada no ilícito exercício ilegal das referidas profissões. A regularidade dos serviços prestados para a sociedade é comprovada pela apresentação da ART contemplando o serviço, emitida por profissional habilitado.

A fiscalização do Crea-PR é levada a efeito não somente em seu caráter punitivo, mas antes, através de uma ação preventiva e educativa voltada para o aprimoramento profissional, esclarecendo os verdadeiros objetivos da fiscalização, enfatizando junto aos profissionais, faculdades, entidades de classe a importância do trabalho conjunto e os frutos que dele podem advir.

A sociedade possui papel importante na fiscalização, sendo que lhes é oferecido o serviço de cadastro de denúncias de forma online, física ou ainda através do aplicativo disponibilizado pelo Crea-PR. As denúncias são de suma importância para fiscalização, uma vez que permite ampliar a visão das atividades sendo realizadas no Estado.

Fonte: https://www.crea-pr.org.br/ws/sobre-a-fiscalizacao-do-crea-pr

Fonte: Portal aRede

https://d.arede.info/cotidiano/253933/crea-exige-que-engenheiros-avaliem-estruturas-de-metal

 

A Granda Nove Comunicação Visual  tem em sua equipe engenheiro responsável e nossa empresa é registrada no CREA-PR.

Nossos consultores estão à disposição, preparados para lhe ajudar a escolher a melhor opção para seu negócio!

(42) 3323-9844 | (42) 9 9145-2702 (Whats) | comercial@granda.ind.br

COMPARTILHAR

Fechar Menu