O Wayfinding trata-se de uma abordagem para pesquisar e estudar a movimentação das pessoas no espaço que começou a ser utilizado no final da década de 70.

Esse método busca orientar o indivíduo num determinado ambiente, permitindo que ele identifique onde está e encontre o melhor caminho para chegar ao seu destino, estando ele apto a retornar com eficácia ao local de origem.

Em síntese, estamos falando de um sistema de sinalização composto por elementos gráficos, visuais, táteis e até mesmo sonoros, que facilitam o deslocamento das pessoas de forma segura para que se sintam confortáveis e bem localizadas.

O interessante é que, ao aplicar os princípios do wayfinding, o seu projeto de sinalização tende a ficar mais eficiente e também muito mais interessante visualmente, já que o uso de cores auxilia na orientação espacial, além de estimular o uso de formatos diferentes e novos materiais

A seguir listamos alguns dos princípios do wayfinding, segundo um estudo do Instituto MIT.

– Trabalhar cada espaço individualmente, elaborando uma identidade visual diferente e específica para cada um. O importante é que o projeto dialogue com os demais espaços, criando uma identidade visual macro.

– Busque identificar pontos de referência, isso auxilia na memorização

– Indique um caminho principal, facilitando a escolha do usuário.