A promoção é a ferramenta de marketing mais popular usada entre as marcas. Seu objetivo é atrair clientes, aumentar o faturamento e ajudar a fidelizar clientes antigos e novos.

Para que ela seja bem-sucedida, é importante que a boa experiência aconteça para os dois lados. O target deve ser alcançado e ter uma compra satisfatória. Já o comerciante, aumentar as vendas.

A promoção precisa ser estudada e muito bem planejada, senão, as consequências podem ser bem divergentes do objetivo, como estagnação nas vendas, queda no faturamento e desconfiança dos clientes. Em vista disso, é interessante estudar o target antes de começar a criar um planejamento.

Após o planejamento, é importantíssimo elaborar uma boa comunicação que desperte interesse dos clientes sobre o produto. Uma boa dica é aproveitar as datas sazonais para realizar promoções. Pois, geralmente, o cliente tem a sensação de que é uma oportunidade única de efetuar a compra.

Veja alguns tipos de promoção que você pode realizar no seu negócio:

  • Sorteio: É quando o cliente compra determinado produto ou um valor X e passa a concorrer a um prêmio. Lembrando que esse tipo de promoção é necessário obter uma autorização prévia da Receita Federal.
  • Cupom de desconto: A mecânica é simples, presentear o cliente ou target com desconto em uma compra específica.
  • Bônus para próxima visita: Esse modelo é indicado como um passo para a fidelização de clientes. Pois, após a compra, o cliente é presenteado com um cupom de desconto que poderá ser utilizado na próxima visita.
  • Promoções exclusivas: Esse pode ser mais um passo para fidelização e também uma chance para inserir novas linhas de produtos ou promover lançamentos da sua marca. Ofereça descontos para clientes que seguem sua loja nas redes sociais, aniversariantes do dia ou os mais fiéis.
  • Desconto cumulativo: Já esse tipo de promoção tem o propósito de oferecer maior desconto e quanto mais itens o cliente comprar.
  • Concurso cultural: A ideia é presentear a pessoa que se destacar interagindo com a campanha.
  • Liquidação e descontos: O sinal “%” faz brilhar os olhos do consumidor. Mas lembre-se, faça todos os cálculos para não ficar no prejuízo quando oferecer descontos aos clientes.
  • Frete grátis: Esse modelo é quando o lojista arca com os custos da entrega, tanto em lojas físicas ou virtuais. Quando não puder oferecer para todos os produtos e compras, estipule valores mínimos para conceder o frete grátis.

Conheça bem seu público e mantenha sua marca em constante mudança, com a ajuda das promoções de marketing. Assim, sua empresa estará sempre um passo à frente da concorrência e a caminho do sucesso!

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